A maior diferença é com relação à forma do organismo processar os alimentos. Em casos de alergia, o sistema imunológico assimila o que foi ingerido como agente agressor, produzindo anticorpos para lutar contra ele. Na intolerância, porém, a dificuldade é na digestão e absorção da proteína ou nutriente consumido, principalmente, devido à falta de produção pelo corpo de enzimas, responsáveis pelo processamento das substâncias.
As mais comuns e suas reações:
Existem alergias e intolerâncias corriqueiras, responsáveis por atingirem um grande número da população, exemplos clássicos disso, vem do consumo de leite, glúten e frutos-do-mar.
Já os efeitos, variam bastante: em quadros de intolerância, apresentam-se incômodos como: diarreia, náuseas e gases, por outro lado, os de alergia, manifestam sintomas diversos e preocupantes, sendo alguns deles: inchaços, dificuldades respiratórias, erupções na pele e coceiras.
Ao apresentar mal-estar frequente ou grave diante do consumo de determinado componente, é necessário realizar exames laboratoriais próprios para a identificação do problema, assim, é possível evitar e controlar melhor novas ocorrências.