Excelência
O que são alergias e o que podem ocasionar?
As alergias são reações exageradas do sistema imunológico à alguma substância que ele considera estranha, gerando alterações respiratórias (rinite, sinusite, bronquite e asma), oculares (conjuntivite e terçol) e cutâneas (urticária e dermatite), dificultando a respiração, visão ou acarretando inchaços, coceiras e vermelhidões.
O que gera as reações alérgicas?
A hipersensibilidade do organismo a determinados medicamentos, produtos, alimentos, corantes, ácaros, fungos ou insetos, qualquer agente que o corpo interpretar como ameaçador, mesmo se tratando de algo simples e aparentemente inofensivo.
Logo, é comum ouvirmos falar de casos de alergia a amendoim, abelha e coisas semelhantes, ou nos deparamos com avisos de “suspenda o uso se houver reações adversas” em rótulos de embalagens, assim como temos de responder perguntas sobre isso em questionários médicos nos pronto-atendimentos.
Como precaver e minimizar as manifestações de alergia?
Primeiro, é importante descobrir qual é o causador, realizando exames específicos como o IgE.
Após identificada a alergia, basta evitar a exposição àquele componente e comunicar outras pessoas quando for preciso.
Lembrando que não é recomendado ficar apenas esperando passar o efeito, tomando antialérgicos ou usando pomadas, o melhor é recorrer à ajuda médica, pois as manifestações podem ser sutis, mas também graves necessitando de auxílio imediato.