Excelência
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer é a segunda principal causa de morte no mundo, responsável por 9,6 milhões de óbitos anuais registrados, por isso, o diagnóstico precoce é um aliado essencial para que o tratamento seja feito logo nos primeiros estágios, aumentando as chances de cura da doença.
Atualmente, os marcadores tumorais, substâncias produzidas pelo organismo em resposta ao crescimento de cânceres, são utilizados na triagem para rastrear o tumor na fase inicial, acompanhando seu desenvolvimento e definindo a melhor abordagem para cada caso. Os principais marcadores em uso são:
- CEA;
- Alfa-fetoproteína;
- CA 125;
- CA 15.3;
- CA 72.4;
- Calcitonina;
- PSA livre e total.
O CEA, Antígeno Carcinoembrionário, é utilizado como marcador geral para prognóstico e controle de tumores colorretais, sendo um fator essencial na Campanha Novembro Azul em Combate ao Câncer de Próstata, além de também ser aplicado para monitoramento de diversos casos, incluindo aqueles que afetam: pulmão, mama, rim, fígado, ovário, útero, bexiga e outras áreas do organismo.
Logo, é preciso lembrar que, especialmente neste mês, a reflexão sobre essa patologia é essencial, cuide-se e realize consultas periódicas para preservar sua saúde e bem-estar!